“Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. II Coríntios 12:9-10
Nesta semana convivi de perto com a fraqueza. Várias pessoas me procuraram afirmando estarem ‘fracas’ de ânimo, de esperança, de saúde, de determinação. Passei alguns dias meditando e lendo a respeito... seria a fraqueza um sinônimo de falta de fé ? Uma simples armadilha para nos desviar de nosso objetivo principal ? Ou quem sabe um veneno a nos corroer o coração ? Ensina-se por aí que o cristão tem que ser forte, imbatível, determinante, próspero, inabalável... E, se ele assim não o for, então será considerado um derrotado, fraco, miserável. Então li esta passagem bíblica onde o apóstolo Paulo fala sobre a fraqueza abertamente. Quando analisamos este texto temos a impressão de que ele não “batia muito bem dos pinos”: “se gloriar nas fraquezas”?; “sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias”?. Isso é tudo o contrário daquilo que se prega por aí.
Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos de fraqueza. Ninguém é forte o tempo todo. Nem os grandes homens e mulheres de Deus do passado viveram apenas em glória e prosperidade. Também enfrentaram momentos de desânimo, de cansaço, de dor... também se questionaram a respeito do próprio ministério. Até os super-heróis das histórias infantis tem seus momentos de fraqueza: quem não se lembra do Super-Homem e da kriptonita, ou do Homem de Ferro e das falhas de sua ‘bateria’ cardíaca ?
Como superar a fraqueza e fazer dela uma vitamina para nossa fé ? Siga as dicas:
1. NÃO SE DEIXE DOMINAR PELA FRAQUEZA: (Provérbios 24.10) “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”. Como foi dito, todos nós estamos sujeitos a passarmos por momentos de fraqueza, mas isso não significa que devemos nos manter neste estado. Reaja. Busque a Deus. Ore !
2. LEMBRE-SE DOS BONS EXEMPLOS BÍBLICOS: (Hebreus 11.32-34) “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros”. Nas páginas da Bíblia temos inúmeros exemplos de pessoas que mesmo em meio a momentos de fraqueza, souberam encontrar forças para vencer. Se eles conseguiram, nós também conseguiremos.
3. CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS: (1ª Coríntios 15.43) “Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder”. Esta é a promessa quando nos encontramos fracos. É preciso somente entregar nossas fraquezas como “sementes” nas mãos de Deus, e Ele é poderoso para transformá-las em força para a nossa vida.
4. CONTE COM O AUXÍLIO ESPIRITUAL: (Romanos 8.26) “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Além das promessas de Deus, temos ainda a assistência do Espírito Santo em nossa vida quando nos encontramos fracos.
CONCLUSÃO: Longe de ser um veneno, a fraqueza pode se tornar uma vitamina para vencermos as dificuldades. O verdadeiro cristão, quando envolvido em meio às injúrias, às necessidades, às perseguições, às angústias, às fraquezas, em Cristo Jesus encontra disposição para vencê-las. As dificuldades são vitaminas em seu coração e em sua fé, pois ele sabe em que confia e em quem crê. Fique em paz !
Claudia Figueiró Souza
Orientadora Educacional
Psicopedagoga
Obreira Credenciada
Nenhum comentário:
Postar um comentário