sábado, 21 de janeiro de 2012

Vencendo a Depressão e o Desânimo

É cada vez mais comum receber em minha sala, durante meu expediente profissional,  pessoas aflitas em busca de orientação sobre depressão e/ou desânimo. Jovens, adultos, homens ou mulheres, e - pasmem ! - até crianças são atingidas diariamente por aquela que já é considerada a "Doença do Século" ou o "Mal da Modernidade". Às vezes é uma simples suspeita, uma tristeza sem fim que insiste em não abandonar a mente. Mas, infelizmente, a maioria dos casos já vem rotulados como "depressivos" ou "desajustados", vítimas da incompreensão alheia e com nível baixíssimo de interação social, consequentemente fazendo uso de medicações como ansiolíticos, calmantes, soníferos, antidepressivos. Aliás, o uso de antidepressivos tornou-se uma coisa cada vez mais banal... a cada 10 pessoas que conheço, no mínimo 4 tomam antidepressivos diariamente. Na dificuldade de lidar com as próprias limitações, assimilar e aprender com os próprios erros e enfrentar os obstáculos da vida, o ser humano do nosso século acumula frustrações e vai se tornando cada vez mais desanimado.

Você pode estar pensando: "Ah, isso é comum apenas para quem não conhece a Deus, para quem ainda não alcançou a plenitude espiritual, ou não é convertido..."   Mas a verdade é que a conversão não nos livra dos males deste mundo. O próprio Cristo afirmou em João 16:33 "...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Estamos sujeitos a todo o tipo de aflição, ou problema, ou limitação - em síntese: ninguém é melhor do que ninguém. Se até o filho de Deus enfrentou dificuldades, como podemos exigir que conosco seja diferente ?

Quando faço aconselhamento gosto muito de citar o exemplo do profeta Elias - um dos maiores pregadores do Antigo Testamento. Um homem que obteve grandes vitórias durante a sua trajetória, que até os nossos dias permanece como exemplo de determinação e fé. Entretanto, até mesmo ele - um profeta, um homem de Deus, um grande líder - teve seus momentos de dificuldade e chegou a desejar a própria morte.

No capítulo 18 de I Reis temos o relato da grande vitória que Elias obteve sobre os profetas de Baal. Com o auxílio do Senhor, ele derrotou mais de 400 feiticeiros através de uma simples oração sobre sua oferta de sacrifício. O Senhor respondeu com fogo e todo o povo presente admitiu e clamou em alta voz: "Só o Senhor é Deus!". Além disso, o período de seca do reino teve fim e uma grande e abençoada chuva caiu sobre a terra, já tão castigada pela estiagem. Enfim, Elias tinha todos os motivos do mundo para exultar e alegrar a sua alma !!! Ele era mais do que vencedor ! Apesar disso, toda a sua alegria se esvaiu ao enfrentar um revés: a má rainha Jezabel mandou avisá-lo que iria matá-lo. Ao invés de enfrentar este novo desafio de cabeça erguida, como servo vitorioso do único e soberano Deus, Elias deixou-se contaminar pela insegurança e pelo medo e fugiu para o deserto.

No capítulo 19 do mesmo livro temos a narrativa completa: mesmo diante da falta de fé momentânea do profeta, Deus não o desamparou. Quando ele deitou-se debaixo de uma árvore e orou, pedindo a própria morte, o Senhor enviou um anjo com alimento e água para consolá-lo por duas vezes, a fim de que ele se fortalecesse e pudesse dar continuidade à sua jornada. Mesmo assim, Elias optou por não voltar à cidade. Seguiu caminhando durante 40 dias e 40 noites até chegar no monte Horebe, onde entrou numa caverna e ali ficou aguardando a morte.

Quantas são as pessoas que recebem uma grande vitória do Senhor e em seguida desaparecem da igreja ? Será que você não conhece nenhuma ? Eu já conheci várias. Gente que chega aos pés de Cristo como Elias, no início de seu ministério - sem nada. Gente que anseia pela solução de seus problemas, pela paz, pela cura... enfim. E inúmeras vezes, logo no início das campanhas, são agraciadas com vitórias espetaculares ! Causas judiciais anteriormente perdidas que tem suas sentenças revertidas, famílias desunidas que retomam um convívio harmonioso e feliz, doenças terminais que são alvo de curas milagrosas, carreiras destruídas que são reestruturadas por Deus. Porém, assim como aconteceu a Elias no passado, os vitoriosos sofrem a seguir uma grande decepção: supõem que jamais enfrentarão novas dificuldades, que jamais sofrerão ameaças, dores, lutas... acreditam firmemente que receberam um "chamado do Senhor" e que suas vidas serão apenas riso e júbilo a partir daquele momento. Então chega a primeira dificuldade e o desânimo toma conta de seus corações... Optam por deitar embaixo de uma árvore e ficar esperando a morte... Ou então são tomados pela depressão e preferem fugir para o deserto, entrar numa caverna e não sair mais. Em ambas as situações, afastam-se de quem os quer bem... isolam-se da família, dos amigos, dos irmãos em Cristo. Mas Jesus não os abandona. Ele enviou seus anjos para guardarem a vida de Elias. Ele foi pessoalmente até a caverna onde o profeta havia se escondido.

"O que fazes aqui, Elias ?" Essa foi a pergunta que o profeta recebeu. Ele não estava sozinho, muito menos desamparado. O Senhor o acompanhou a cada momento de sua jornada. A vida não tinha acabado - muitas eram as tarefas que ele ainda precisava realizar: a unção do novo rei, o ensinamento de seu sucessor Eliseu, a vitória de Israel sobre seus inimigos e, o mais importante: o conforto e o carinho dos 7 mil irmãos que não se curvaram diante de Baal e que estavam orando e intercedendo pela sua volta.

Assim como falou a Elias no passado, hoje o Senhor continua falando a todos nós: "O que estás fazendo aí, meu filho/minha filha ? Tua jornada é difícil ? Não esqueça que estou ao teu lado. Estás desanimado, triste ? Eu posso te confortar. Estás te sentindo sozinho ? Nesse momento há muitos irmãos e irmãs que oram e intercedem por você. Não se isole. Não se afaste. Renove a sua fé através da oração, levante-se e continue a jornada na busca pelos seus sonhos. Eu estarei ao seu lado."

Não permita que o desânimo o afaste da presença de Deus e do convívio com seus irmãos e irmãs em Cristo. Não deixe que as dificuldades apaguem o brilho da sua vitória. Que Deus o abençõe !


Claudia F. Souza
Orientadora Educacional
Psicopedagoga
Esp. Aconselhamento de Casais

Nenhum comentário:

Postar um comentário