sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ser Como Criança



“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.”  Mateus 18:1-5

No mês de outubro comemoramos mais um Dia das Crianças. Impossível não lembrar do tempo da nossa infância, quando a maior preocupação era ser aprovado na escola e dar orgulho aos nossos pais. Tínhamos tanta vontade de crescer, de nos tornar independentes, que ansiávamos pela chegada do dia do nosso aniversário – considerado uma contagem regressiva para a futura “liberdade”. Ledo engano. Hoje, quando recordamos nosso passado, percebemos que éramos muito mais felizes e livres naquela época. Estávamos sob o controle da família e tínhamos limites nas nossas atividades, mas nosso coração e nosso espírito eram livres. Livres para brincar, sonhar, cometer erros, aprender com eles, amar.  E quando as coisas não aconteciam como o previsto e os problemas apareciam, podíamos contar com o apoio, o consolo e a proteção da nossa família. Na vida adulta isso não acontece. Apesar de sermos ‘legalmente’ maiores de idade, responsáveis por nossos próprios atos, não gozamos a liberdade com a qual sonhamos na infância. Somos escravos do relógio, do tempo, da rotina profissional, das contas e compromissos que precisamos saldar, de situações pelas quais precisamos responder. E as 24 horas do dia passam a ser um prazo muito curto para tudo isso.

Jesus exalta a importância de ser e agir como uma criança. Ele afirma que precisamos recuperar esse estágio em nosso coração. Alguém poderia pensar: como isso seria possível, tendo nós uma idade já avançada ?  Mas eu afirmo que é um processo simples.

1° Uma criança depende e confia integralmente nos seus pais. Você tem agido assim com Deus ? Tem reconhecido que Ele é o seu guia, tem confiado e entregado a direção da sua vida nas mãos dEle ?

2º Uma criança tem o coração puro, pois não cultiva a malícia ou a mentira. Como anda a pureza do seu coração, irmão ? Você tem procurado se aproximar de Deus ou tem sido um instrumento de calúnia e engano dentro da igreja ?

3° Uma criança tem facilidade para vencer a tristeza, pois ama integralmente. Não existe meio-amor, ou meia-alegria. Quando uma criança está triste e sofre, ela o faz com intensidade. Mas é esta mesma intensidade que a faz amar sem medida e perdoar a quem lhe feriu. Você tem vencido a tristeza através do amor ? Consegue amar seu próximo, consegue orar pelos seus inimigos ?

4° Uma criança não tem ambições. Para ela, não importam títulos ou cargos. O importante é fazer parte da brincadeira, se sentir acolhida. E você ?  Tem se preocupado mais com seu cargo na igreja ou com a glória de Deus ?

Procuremos aprender com Jesus e recuperar nosso coração de criança.  Só assim entraremos no Reino dos Céus.  Que Deus nos abençoe !

Claudia Figueiró Souza
Orientadora Educacional
Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário