segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em busca dos sonhos



Quando lemos sobre a vida de José, no livro de Gênesis, percebemos quantos caminhos são necessários para que alcancemos a realização de nossos sonhos. José era o filho preferido de Jacó, concebido com a mulher que ele mais amou - Raquel, além de ser filho da sua velhice. No entanto, Deus tinha um propósito ainda maior para a vida daquele rapaz. Para que seus sonhos se realizassem e ele alcançasse um lugar de destaque em seu povo e em sua família, precisava passar por uma longa jornada: a do amadurecimento.

1. José ainda era um menino, mas teve dois sonhos inspirados por Deus. No primeiro ele se viu colhendo feixes com os irmãos, e num determinado momento, seu feixe se destacava, enquanto os de seus irmãos se curvavam diante dele. No segundo, José viu o sol, a lua e onze estrelas se curvarem diante dele. Em ambos, Deus estava lhe dando um recado - chegaria o tempo em que ele ocuparia uma posição de importância e destaque para seu povo e sua família. Todavia, os sonhos de José incomodavam seus irmãos e faziam com que o ciúme e o ódio começasse a ser alimentado em seus corações.
2. Os caminhos pelos quais José precisou passar.
A busca pela realização dos sonhos não é fácil para ninguém. Para José, foi difícílima. Primeiro ele foi jogado dentro de um poço e ameaçado de morte por seus irmãos. Depois, foi vendido como escravo. Em seguida, comprado por um mercador, acabou sendo vendido para trabalhar na casa de Potifar, um grande chefe do exército egípcio. Quando pensava que sua vida havia adquirido certa estabilidade, embora permanecesse como escravo, a Bíblia nos conta que a mulher de Potifar queria trair seu marido com José, e, como ele resistiu e se manteve leal ao seu senhor, ela o caluniou e fez com que o marido o prendesse no calabouço. E lá, na escuridão daquela cela, talvez esse rapaz tenha pensado o que muitos de nós supõem nos momentos de dificuldade: "Deus se esqueceu de mim...".
Será ? Será mesmo que Aquele que tudo vê, Aquele que tudo pode, que até mesmo seu próprio filho entregou por amor de nós, poderia um dia se esquecer de mim ou de você ?  É claro que não !!!!
O que acontece em nossos dias é o mesmo que aconteceu com José no passado. Deus não se esqueceu de você, Ele apenas está preparando-o para ser mais que um vencedor ! Se José tivesse permanecido na casa de seus pais, talvez ele até se destacasse um pouco de seus irmãos, mas jamais se tornaria Governador do Egito. E, se por misericórdia de Deus, ele fosse colocado como governador sem passar por qualquer dificuldade, certamente não seria um bom administrador... teria se tornado alguém soberbo, orgulhoso, com o coração endurecido pelas grandes riquezas. Portanto, meu amado, Deus não esqueceu de você. Ele apenas trabalha em seu coração para que você amadureça... para que você colha os frutos da experiência... para que você alcance o discernimento e a firmeza de sua fé.
Depois de todas as dificuldades, vemos que José tornou-se Governador de todo o Egito e o maior responsável pela salvação do povo de Israel na época da grande seca. Você está disposto a passar por caminhos tortuosos até conquistar a realização de seus sonhos ?

3. As lições que aprendemos com José:
- Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta. Onde quer que você esteja, seja qual for o lugar em que Deus lhe plantou, ali estão declaradas bençãos sem medida para a sua vida. Creia !
- Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo é quem faz o ambiente. Se você trabalha ou vive num lugar cheio de agressividade, de maldade, cercado por pessoas mal intencionadas, não se preocupe. A maldade não terá poder sobre você e não irá prejudicá-lo jamais. Você precisa estar sempre conectado com o Espírito Santo do Senhor.
- Não basta sonhar, é preciso não desistir dos sonhos. Se você desanimar diante das dificuldades, certamente não conseguirá visualizar a grande obra que o Senhor quer fazer em sua vida ! José passou por um longo caminho de dificuldades: foi perseguido dentro da própria casa, foi traído por seus irmãos, foi tentado a se afastar do Senhor em seu trabalho, foi caluniado, foi esquecido até por seus amigos... Mas Deus não se esqueceu de José. E por ele ter se mantido fiel ao Senhor, grandes bençãos foram alcançadas para si mesmo e para sua família.

Hoje o Senhor pede que eu repita para você: não desista dos seus sonhos. Você recebeu um lindo propósito de Deus na sua vida... permita que Ele conclua esse projeto com suas sábias mãos de artífice. Certamente grandes vitórias irão acontecer para mim e para você !

Claudia Figueiró Souza
Orientadora Educacional
Psicopedagoga
Obreira Credenciada




Nenhum comentário:

Postar um comentário